Você conhece o histórico de doenças oculares da sua família?

15 março, 2021     Nenhum comentário     tech_4dmin

histórico familiar de doenças oculares

Grande parte das doenças têm como causa a genética. Ou seja, se uma família tem predisposição a câncer, por exemplo, é importante que todos os membros desse núcleo façam acompanhamentos periódicos. Isso é válido, também, para as doenças oculares.

Talvez você ainda não saiba, mas vários problemas de visão são hereditários. Por isso, conhecer o histórico ocular da sua família é importante para te ajudar a ter atenção especial a certas condições e, assim, evitar problemas futuros.

Muitas vezes, ao aparecer os primeiros sintomas, o paciente procura um médico para diagnóstico e tratamento, mas acaba não relatando os problemas de família voltados a doenças oculares. Na maioria das vezes, esse aspecto pode ser desconhecido, mas ele é extremamente importante para evitar o agravamento da condição.

Para se ter uma ideia, uma pessoa que tenha familiares com glaucoma tem 9 vezes mais chances de desenvolver a doença que qualquer outro indivíduo sem esse histórico. Dessa forma, o quanto antes identificar a hereditariedade do problema ocular, melhores serão as formas de proteger seus olhos.

Quais são as doenças oculares hereditárias

Os olhos são bastante sensíveis e podem ser acometidos por uma série de doenças, sendo que algumas são motivadas pela hereditariedade.

Veja quais são as mais comuns:

Miopia

Uma das condições oculares transmitidas entre gerações é a miopia, um erro refrativo em que a pessoa perde a capacidade de focar em objetos que estão mais distantes. Isso é, enxerga bem de perto, mas tem dificuldade em ver coisas que ficam mais longe.

Estima-se que de 30% a 40% da população ocidental seja afetada pela miopia, tendo como fatores de risco a hereditariedade e estresse visual excessivo, decorrente de atividades que exijam maior esforço da visão.

Glaucoma

O glaucoma é uma doença multifatorial muito grave que causa lesão progressiva do nervo óptico e perda do campo visual. A condição é considerada a principal causa de cegueira irreversível no mundo, principalmente por ser um quadro que não apresenta sintomas em grande parte dos casos.

Daltonismo

Outra doença hereditária é o daltonismo. Trata-se de uma condição em que o paciente tem dificuldade para distinguir o vermelho e o verde e, em alguns casos, o azul e o amarelo.

Embora o daltonismo seja um problema genético, a doença pode ser proveniente de alguma lesão ocular ou neurológica. Na maioria dos casos, ele é caracterizado como uma falha ligada ao cromossomo X, ocorrendo mais no sexo masculino, que possui apenas um cromossomo X, enquanto em mulheres o daltonismo é mais raro, pois o sexo feminino tem dois cromossomos X.

A limitação do portador de daltonismo incide na dificuldade de conduzir veículos, já que o indivíduo pode ter dificuldade em interpretar o semáforo, o que não chega a ser impedimento para os motoristas.

Apesar de não haver cura ou tratamento para o daltonismo, existem lentes com filtro de cor que melhoram o conforto do paciente.

Catarata precoce

A catarata é uma das doenças oculares mais comuns entre indivíduos com mais de 60 anos. A visão, com a idade, vai ficando opaca, como se estivesse enxergando através de um vidro.

Contudo, pessoas mais jovens também podem desenvolver a doença em função do histórico familiar Até mesmo o tabagismo, diabetes descontrolado e alta exposição ao sol sem proteção podem favorecer o desenvolvimento da catarata.

Ao identificar que alguém da sua família possui uma condição ocular hereditária, o primeiro passo é estabelecer uma rotina de visitas periódicas ao oftalmologista. Fale sobre a doença com o especialista para que ele possa prevenir e tratar precocemente qualquer complicação.

 

O corpo clínico do COA se coloca à disposição para tratamentos e cirurgias, quando necessário, mas, também, visitas de rotinas e check-ups anuais. Venha agendar uma consulta com a gente!

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × um =

Cadastre-se em nossa newsletter