O que você quer ver em 2020?

02 janeiro, 2020     Nenhum comentário     tech_4dmin

2020

É através do sentido da visão que temos a capacidade de enxergar o mundo à nossa volta. Vemos as paisagens, as pessoas, filmes e séries, comidas… a vida passa e, com um olhar atento, a gente a vê.

Por isso, é essencial começar o ano de 2020 e a nova década cuidando da visão.

Durante o período de 1990 e 2015, o número de casos de cegueira cresceu de 30,6 para 36 milhões. Já os dados de casos de deficiência visual registraram um aumento de 36%. Em 2018, cerca de 217 milhões de pessoas possuíam alguma deficiência, moderada ou grave, nesse sentido tão precioso.

Até 2050, estima-se que esse número triplique, caso não acordemos agora para os perigos que cercam a visão.

Cuidados durante o ano de 2020

Existem algumas medidas que ajudam a conservar a visão e deixá-la saudável. Dentre elas, os cuidados sugeridos pela medicina preventiva são indispensáveis.

A medicina preventiva é o que o nome diz: ela tem como principal objetivo realizar a prevenção de doenças e lesões. Essa é uma especialidade que ganha cada vez mais espaço nos planos de saúde e tem se evidenciado, também, na saúde pública.

Assim, ao invés de curar e tratar os sintomas de uma doença, ela busca evitá-la, ao melhorar a qualidade de vida das pessoas. Nesse caso, o trabalho profissional reflete na saúde do paciente. Além disso, os gastos com medicação diminuem, o que já é uma excelente notícia em tempos de gastos exacerbados.

A medicina preventiva é dividida em quatro níveis:

  • Prevenção primária: evita a ocorrência de doenças. Geralmente, começa desde o período gestacional;
  • Prevenção secundária: utiliza métodos para fazer a realização de diagnósticos e tratar as enfermidades nos estágios iniciais. Isso ocorre antes de resultar em morbidade significativa;
  • Prevenção terciária: engloba os métodos para diminuir os impactos negativos da enfermidade existente. Além disso, restabelece a função do corpo e diminui as complicações;
  • Prevenção quaternária: seus métodos utilizados evitam ou minimizam os resultados de intervenções, que podem ser desnecessárias ou excessivas no sistema de saúde.

Como a medicina preventiva atua para a oftalmologia

Problemas como visão turva ou embaçada são considerados comuns, principalmente entre pessoas que tem miopia ou hipermetropia, por exemplo. Contudo, muitas vezes, esses sintomas podem indicar quadros mais graves.

Então, é essencial que o paciente realize exames de rotina, indo ao consultório oftalmológico pelo menos uma vez por ano.

Na maioria dos casos, após uma consulta no oftalmologista, pode ser necessário utilizar ou corrigir a visão com um óculos de grau.

Quando a visão embaça de repente, pode ser sinal do surgimento de algum problema de vista ou sintoma de catarata ou diabetes. O diagnóstico preciso da medicina preventiva é fundamental para um tratamento adequado, que pode incluir de colírios a cirurgias.

Um fator importante na hora de realizar diagnósticos é o uso de tecnologias que possam ajudar na resolução e tratamento de potenciais quadros clínicos. Podemos dizer, portanto, que a precisão diagnóstica é a principal vantagem da relação entre medicina e inovação tecnológica. Nesse casamento, o uso de equipamentos de ponta melhoram o processo de mapeamento de doenças e os profissionais conseguem tomar decisões assertivas.

Outros cuidados importantes para enxergar bem em 2020 incluem o uso de óculos escuros sempre que houver exposição ao sol, principalmente em praias e piscinas; o uso de colírios apenas com orientação médica; parar de fumar, pois o cigarro pode afetar a circulação na retina; evitar coçar os olhos e ter uma boa higiene das mãos; e ter cuidado com a luz digital.

 

Quer ver a vida passar com mais nitidez? Conte com a gente! Desejamos um excelente 2020 para todos os pacientes e torcemos para que você consiga enxergar sempre o melhor nesse ano que se inicia.

E não se esqueça de realizar sua visita oftalmológica, pois é sempre melhor prevenir que remediar! Agende sua consulta com um dos nossos especialistas e conte com o COA na missão de ter mais qualidade de vida.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + 6 =

Cadastre-se em nossa newsletter