Tudo sobre cirurgia refrativa a laser

22 janeiro, 2019     Nenhum comentário     tech_4dmin

Quando se fala em cirurgia, é normal que os pacientes fiquem receosos com os possíveis riscos. Afinal, o procedimento, em muitos casos, requer preparação, anestesias, curativos, cuidados no pós-cirúrgico e inúmeras recomendações médicas.

Na cirurgia refrativa a laser, o processo é mais simples e diferenciado, já que trata-se de um dos métodos mais modernos para a correção de problemas oculares, mesmo aqueles que se apresentam em alto grau.

Os erros refrativos que podem se beneficiar com essa intervenção são:

  • Miopia
  • Hipermetropia
  • Astigmatismo
  • Hipermetropia com astigmatismo
  • Miopia com astigmatismo
  • Presbiopia (vista cansada)

As cirurgias refrativas acabam com os inconvenientes que só quem usa óculos ou lentes de contato de maneira rotineira conhece. Se a pessoa sente incômodo em utilizar esses aparatos para enxergar melhor, é uma potencial candidata à cirurgia refrativa a laser.

Quem pode fazer a cirurgia a laser

A cirurgia refrativa a laser é uma boa saída para acabar com o uso de óculos e lentes de contato, mas não são todas as pessoas que podem, efetivamente, se submeter a ela.

O procedimento é indicado a todas as pessoas maiores de 20 anos que queiram se livrar dos óculos, mas outros pré-requisitos são exigidos para que o paciente possa fazer o procedimento com total segurança:

  • Ter o grau estável e não apresentar doenças corneanas;
  • Não apresentar contraindicações nos exames pré-cirúrgicos;
  • Não possuir doenças autoimunes ou sistêmicas, como o diabetes;
  • Não estar grávida ou amamentando;
  • A córnea deve ter espessura que permita a remoção do material sem prejudicá-la;
  • O formato irregular da córnea deve ser simétrico.

Para fazer a cirurgia de correção de grau, dois principais métodos a laser são utilizados: Lasik e PRK. Eles se mostram eficientes e seguros, principalmente em relação a opções que utilizam bisturi.

O procedimento Lasik atua diretamente na córnea, modificando sua curvatura e permitindo uma melhora da visão. Com uma ferramenta especial, levanta uma pequena aba da parte superficial do globo ocular para aplicar o laser. Já o PRK remove as células epiteliais, extraindo uma fina camada da córnea para fazer o procedimento sem corte.

Como é feita a cirurgia refrativa a laser?

A cirurgia refrativa a laser, de forma geral, é muito tranquila e não causa dor. O médico vai aplicar um colírio anestésico no olho afetado. Em seguida, encaminhará o paciente a um equipamento onde irá receber o raio laser diretamente na córnea.

O tempo do procedimento pode variar de acordo com o grau de correção de cada indivíduo, mas, em média, a duração é de 20 minutos para os dois olhos, variando conforme a técnica utilizada. Após a intervenção, o paciente é liberado.

Vale reforçar que toda cirurgia oferece risco. No caso da refrativa a laser, as chances são mínimas, visto que é realizada, antes da operação, uma avaliação detalhada com vários exames que asseguram a eficiência do procedimento.

Após a cirurgia é comum o paciente sentir algum tipo de desconforto, como sensação de areia nos olhos, lacrimejamento, coceira e fotofobia.

O método PRK pode ser mais incômodo no início e apresentar uma recuperação visual mais demorada, visão embaçada, e com possibilidade de dor nos primeiros dias. Já no Lasik o paciente consegue enxergar algumas horas depois do procedimento. A claridade costuma incomodar nos dois primeiros dias, podendo esse problema ser resolvido com óculos escuros.

Independentemente do método utilizado, é importante que se utilize adequadamente o colírio indicado pelo oftalmologista e seguir todas as instruções de pós-operatório. O paciente será acompanhado pelo seu médico e receberá orientações de como proceder. O uso de computadores, a prática de atividades físicas, a retomada do trabalho e condução de veículos fica a critério do cirurgião, e cada atividade vai ser liberada conforme a evolução do paciente.

Ficou alguma dúvida sobre a cirurgia refrativa a laser, ou quer saber se ela é indicada a você? O COA dispõe de especialistas prontos para lhe atender e tirar todas as dúvidas, além de um centro cirúrgico completo, para a realização desse e outros procedimentos oculares.

Entre em contato com a gente e marque sua consulta.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze + dois =

Cadastre-se em nossa newsletter