Cuidados médicos durante a quarentena

26 março, 2020     Nenhum comentário     tech_4dmin

quarentena

Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o problema do COVID-19 como uma pandemia, ou seja, uma doença que está presente em todos os continentes. Diante disso, o isolamento social foi adotado ao redor do mundo.

No Brasil, o regime de quarentena também foi aplicado. E é recomendado, para quem se encontra nessa condição, seguir alguns cuidados médicos para evitar a transmissão do coronavírus.

Tais cuidados colaboram para que não haja a proliferação do agente infeccioso, prevenindo, de certa forma, o contágio do vírus. Entre as principais recomendações do Ministério da Saúde, é fundamental evitar contato com pessoas sintomáticas ou que já estejam contaminadas com o COVID-19, além de manter a higienização de si mesmo e dos objetos pessoais.

Evite contato com pessoas doentes

Para a prevenção, deve-se evitar o contato com pessoas que apresentam os sintomas e/ou já estejam infectadas com o novo coronavírus. É preciso evitar cumprimentos físicos, como, por exemplo, abraços, apertos de mãos ou beijos. Em caso de convivência com outras pessoas no mesmo ambiente, evite o compartilhamento de objetos pessoais como toalhas, pratos e talheres, entre outros. 

Em situações de extrema necessidade, como o contato com pessoas contagiadas, é recomendado fazer uso de máscaras de proteção. A máscara protege a região inferior do rosto contra o COVID-19, já que o vírus é transmitido por meio de gotículas de saliva contaminadas que podem alcançar áreas abertas do corpo – como a boca, os olhos e o nariz. 

As máscaras são indicadas, principalmente, para aqueles que já estão com a doença ou com sintomas, porque impedem que os fluidos saídos da boca entrem em contato com outras pessoas ou objetos. Entretanto, só essa medida não é suficiente: é imprescindível conservar o hábito de lavar as mãos.

Mantenha a higiene   

Manter a higiene é a orientação primordial dada pelos órgãos de saúde. Para isso, deve-se ter o hábito de lavar as mãos sempre que possível, deixando de recorrer somente ao álcool em gel. Faça uso de sabonetes comuns e atente-se à forma correta de higienizar. 

Lembre-se de sempre lavar as mãos, entrando em contato ou não com pessoas que apresentem sintomas e antes e depois de comer e preparar refeições. Também é importante limpar os objetos de uso frequente. E, quando não for possível  lavar com água e sabão, higienize as mãos e os objetos por meio do álcool em gel 70%.

Manter a higiene também inclui tossir ou espirrar sem levar as mãos à boca. Para agir adequadamente nessas circunstâncias, procure usar lenços de papel, que devem ser imediatamente descartados, ou cubra a boca e o nariz utilizando os braços, na curva do cotovelo. 

Em caso de mãos não-higienizadas, evite entrar em contato com a boca, com o nariz e com os olhos – já que coçá-los pode resultar em outros problemas graves.Caso você esteja com suspeita do novo coronavírus, evite tocar nessas áreas e entrar em contato com outras pessoas e objetos.

Vá ao consultório só em caso de emergência 

Para evitar a transmissão e proliferação da doença, também é indicado que se evite ir aos consultórios médicos ou pronto-atendimentos, inclusive os oftalmológicos. É recomendado que a ida a esses locais só seja feita em casos de extrema necessidade. 

Essa recomendação é feita porque, caso uma pessoa que não esteja contaminada com o  vírus entre em contato com alguém já diagnosticado, ela automaticamente corre o risco de infecção.Por isso, fique atento aos principais sintomas do COVID-19, que surgem com o contágio do vírus: 

  • Febre;
  • Tosse seca;
  • Dificuldade para respirar.

Por fim, siga as recomendações das autoridades, como o próprio Ministério da Saúde,  e cumpra o período de quarentena em casa, atentando-se bastante à sua higiene e a de sua família. Dessa forma você colabora com a prevenção e evita o espalhamento do novo coronavírus.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + 7 =

Cadastre-se em nossa newsletter