De olho no futuro

11 dezembro, 2018     Um comentário     tech_4dmin

A nossa história e a longa experiência nos faz almejar, desde já, um 2019 cheio de surpresas e novidades. Vamos começar a pensar nisso juntos? O que você espera para o ano que vem?

Nós desejamos que 2019 seja repleto de boas novas, alegrias, prosperidade e saúde, mas, principalmente, que prevenção seja a palavra do ano. Que os cuidados sejam constantes e que os check-ups comecem a fazer parte da rotina anual de cada um. Estar de olho no futuro, não apenas realizando os exames de rotina no coração, nos ossos, na cabeça, mas também na visão.

Realizar o check-up oftalmológico periodicamente é de grande importância para a sua saúde. Então, que tal falarmos um pouco mais sobre isso?

Essa avaliação permite ao médico avaliar, por meio de exames como fundo de olho e aferição da pressão ocular, como está a condição visual do paciente. Com ela é possível detectar doenças em fase assintomática e prevenir a ocorrência de problemas oculares.

É fundamental que o check-up oftalmológico seja realizado periodicamente, de acordo com a indicação médica. Já os pacientes que realizaram cirurgia refrativa, são míopes, glaucomatosos, portadores de retinopatia diabética ou degeneração macular, ou usuários de lentes de contato, devem se consultar frequentemente com o oftalmologista. A sugestão é de, no mínimo, uma visita por ano.

Durante a visita ao médico, ele não realiza apenas um conjunto de exames, mas realiza uma avaliação global da saúde ocular de seu paciente. O oftalmologista conversa sobre os fatores de risco – histórico de doenças na família – e aspectos da vida profissional e pessoal – muitas horas na frente do computador, ar-condicionado, prática de atividades físicas –, dentre outros fatores, tendo como objetivo o bem-estar e a promoção da saúde ocular.

Cuidar da saúde dos olhos ajuda a prevenir doenças que vão além das distorções refracionais e da catarata. Por meio de um exame oftalmológico periódico é possível detectar patologias que não dão sinais ou sintomas, como o Glaucoma, que é uma das maiores causas de cegueiras irreversíveis no mundo.

Outra doença que não emite sinais prévios e pode ser diagnosticada por meio do check-up oftalmológico anual é o descolamento de retina.

Prevenção oftalmológica no dia a dia

Bons hábitos diários podem ser grandes aliados para uma visão saudável. Pequenas atitudes ou mudanças na rotina podem ajudar a evitar e prevenir algumas doenças oculares. Vamos conferir?

#1. Usar óculos escuros

Use um protetor ocular em ambientes com claridade excessiva, mas cuidado com os baratinhos demais! Além de não protegerem os olhos, eles ainda podem comprometer a saúde.

#2. Piscar

Lembre-se sempre de piscar quando estiver mexendo no computador. Segundo um estudo feito pela Universidade Keio, no Japão, passar mais de 7 horas em frente à tela do computador pode comprometer as camadas protetoras da superfície dos olhos, causando secura comparável à Síndrome do olho seco.

#3. Evitar automedicação

Sabe aquele colírio sensacional que seu amigo usa? Pois é: ele pode não ser para você. Nunca compartilhe ou use medicamentos que não foram receitados pelo seu oftalmologista.

#4. Lavar as mãos

Sempre que for tocar ou coçar os olhos, lembre-se de lavar as mãos primeiro. Permitir o contato com as mãos sujas pode provocar cistos nas pálpebras. Tenha cuidado especial ao colocar lentes de contato e sempre evite usar maquiagem fora da validade.

 

E você? Também deseja que a prevenção faça parte do seu 2019? Fique de olho no futuro com a gente! Compartilhe aqui seus planos para o ano que está chegando.

 

 


Uma resposta para “De olho no futuro”

  1. Adriana Simões disse:

    Meus planos para 2019 voltar ao mercado de trabalho trabalhando na equipe de colaboradores do COA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + quinze =

Cadastre-se em nossa newsletter