Não feche o ano sem visitar o oftalmologista!

05 novembro, 2020     Nenhum comentário     tech_4dmin

O ano já está quase acabando e tem gente que ainda não agendou seu check-up ocular. Sabemos que 2020 está sendo complicado… muita coisa aconteceu, deixando a gente com receio de sair de casa.

O problema é que a saúde não espera a pandemia passar – e, se você teve algum sinal de que é hora de ir ao oftalmologista, não adie mais.

Aliás, com a quarentena, aumentou o tempo passado em frente à TV, computador e celular, o que, por si só, já é bem prejudicial. Toda essa exposição elevou bastante os casos de síndrome do olho seco, cansaço ocular e potencializou a miopia de muita gente.

Por que os olhos sofrem tanto na quarentena?

Em tempos de distanciamento social, as interações não são realizadas fisicamente, mas intermediadas por chamada de vídeo, mensagem no celular e visitas às redes sociais, entre outras comodidades oferecidas pela tecnologia.

No entanto, quem mais sofre com toda essa mudança é o olho!

Manter o olhar fixo na tela aumenta o desconforto visual, reduzindo assim o número de piscadas. Caso não saiba, piscar é essencial para lubrificar os olhos e evitar os incômodos e ardências.

Como estamos o tempo todo olhando para alguma tela, logo as piscadas diminuem e, consequentemente, a região ocular fica ressecada. Resultado? Incômodo na certa.

A orientação dos oftalmologistas é descansar os olhos do computador ou celular a cada 5 minutos, mirando a visão para algo mais distante que não seja o dispositivo eletrônico.

As pausas durante o home office são muito importantes, já que as telas emitem uma luz azul que podem causar lesões na córnea e na retina, causando dores de cabeça, vermelhidão, ressecamento nos olhos e cansaço visual.

Por que devo visitar o oftalmologista?

A visão é um sentido essencial para entendermos, por meio de imagens, o mundo que nos cerca.  Com a quarentena, esse mundo passou a caber em uma tela de celular, smartphone ou TV – e o problema de “consumo tecnológico” é mais grave do que a gente pensa.

Além dos sintomas já citados nessa postagem, ainda podem ocorrer perda de foco, ardência, cansaço visual, espasmos nos olhos, visão turva, dores no pescoço e ombros, tudo isso só de ficar em frente a qualquer tela por muito tempo.

A ida ao oftalmologista é a melhor maneira de tratar bem da saúde dos olhos, já que é preciso tratar todo incômodo pela raiz, e apenas o médico pode apontar para qual é o problema em questão. Muitas vezes, uma ardência pode ser a formação de um pterígio, uma conjuntivite ou outro tipo de  doença ocular, e tudo merece ser estudado com cuidado.

Outro ponto a ser considerado em relação aos vários sintomas da fadiga ocular é a alteração do grau da lente. Na consulta, o médico irá fazer uma série de testes e exames e constatar a mudança, indicando assim óculos ou lentes de contato adequados para cada paciente.

Agora, conta para gente: qual foi a última vez que você foi ao oftalmologista? Se você não sabe ou não se lembra, a dica é não esperar mais tempo para fazer uma visitinha ao médico.

Nós do COA estamos à sua disposição para orientar, realizar e exames e prescrever medicamentos, conforme a necessidade. Para agendar um horário, entre em contato pelo  (31) 3241-6347 ou faça online a solicitação de datas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × cinco =

Cadastre-se em nossa newsletter